sexta-feira, 5 de junho de 2020

o brasil é primarizado - final

O Índice de Commodities é um indicador estatístico que o nosso banco central utiliza para medir os preços dos produtos do setor primário, vistos anteriormente nas antigas postagens. Setor primário, reiterando, é um setor em que a matéria-prima é comercializada sem transformação.

A metodologia dos resultados é dado por uma seguinte base:

  1. Divide-se o valor dos preços pelo período adotado (no caso, dezembro de 2005). assim, encontra-se os resultados.
  2. Quanto aos percentuais destacados, são as variações que os preços sofreram num determinado período, seja mês, seja ano. 
  3. Esse dado se obtém da seguinte forma: I - pega o preço do último dia útil do mês divide pelo preço preço do primeiro dia útil, subtrai a unidade e multiplica por 100. Assim, obtém-se a variação do mês e; II - para o acumulado do ano, o mesmo modus operandi da variação mensal, com uma pequena diferença: o denominador tem que ser o preço do primeiro dia útil do ano. 
  4. A composição dos produtos do setor agropecuário é dado por: carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz, carne de porco, suco de laranja e cacau.
  5. Do setor metálico, tem-se: alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo, níquel, ouro e prata.
  6. Por fim, do setor energético: petróleo bruto, gás natural e carvão.

Todos esses procedimentos foram feitos tanto para o indicador composto (contendo setores da agropecuária, metal e energia) e indicadores dos setores em isolado. Assim, os resultados abaixo assim foram apresentados.






















Dessa forma, nota-se que somente os preços do setores de energia tiveram uma queda acumulada do ano em -21,08%. A explicação é que esse setor sofreu drasticamente os efeitos da pandemia mundial deflagrada no início do mês de março. Fora isso, os demais setores permaneceram com seus indicadores de preço estáveis, pelo fato do exclusivo atendimento ao mercado externo. 

Um comentário:

  1. O setor de energia foi devido ao baixo consumo de energia. Muita oferta na sua geração e pouca demanda. Havendo sobrecontratação das concessionárias com os geradores.

    ResponderExcluir

Fique a vontade...