quinta-feira, 30 de junho de 2016

Cartão de crédito não é o seu vilão



As reportagens recentes acerca do tema versam sobre os juros do credito rotativo dos cartões. Sim, são realmente inviáveis de se se planejar fazer um pagamento acerca do que comprou. Mas, permita-me ver uma situação encontrada neste artigo, conforme link abaixo:


Permita-me também destacar este trecho do  artigo:

[...] Quem decide os gastos conforme o orçamento normalmente não tem uma reserva financeira, ou não cogita lançar mão dela para cobrir eventuais gastos acima da média. Por esse motivo, as despesas são avaliadas conforme o quanto se tem em dinheiro no momento e esse critério é muito dificultado pelo cartão de crédito. Por mais que hoje em dia se possa acessar as faturas parciais online e fazer um cálculo para avaliar a situação atual, isso é algo trabalhoso, e muito menos impactante do que ver a carteira vazia, ou a conta zerada. Em poucas palavras, o cartão de crédito força um controle de gastos conforme a necessidade, e para aqueles que precisam ou preferem controlar conforme o orçamento o resultado são surpresas desagradáveis na hora de pagar a fatura. O cartão de crédito não é necessariamente um vilão, ele pode apenas não ser a forma de pagamentos recomendada para seu estilo de planejamento e controle financeiro.



Fico com o último objeto do trecho: planejamento e controle financeiro. O cartão de crédito nada mais é o seu dinheiro de plástico; e não um elemento que tange ao controle do que você administra. Na esfera empresarial isso também e válida. Muitas vezes os comerciantes adquirem produtos de seus fornecedores pagando com o dinheiro de plástico em suaves parcelas e incorrem no risco de não conseguir fazer desaguar o estoque comprado. Dai, vem o endividamento e, no pior das hipóteses, ao pagamento da temerosa fatura mínima.

Não irei dizer nem dar recomendações sobre o que se deve fazer sobre o cartão de crédito. Apenas posso ajudar no seu planejamento do que quer adquirir através dele. Notando essa diferença, o seu dinheiro de plástico será apenas um meio e não uma dor de cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade...