segunda-feira, 13 de junho de 2016

Um breve resumo do estudo de mercado

Salvo engano, publiquei aqui como estimar a receita, sendo como uma fórmula mais aceita o estudo de mercado. Esse estudo envolve tanto os demandantes do seu produto/serviço quanto os concorrentes, que ofertam o mesmo produto/serviço que você. Levantar esse material não é uma tarefa fácil. É árdua, mas com os resultados desenharão muito bem o perfil dos seus futuros clientes e dos seus concorrentes.

Defina uma amostra. Há fórmulas estatísticas que te ajudarão nessa definição. É com essa amostra que definirá o quantitativo de questionários a aplicar. Antes da efetiva aplicação, realize um pré-teste. O que é um pré-teste? É um percentual de aplicação que realiza ante aos demandantes para se desenhar uma tendência. Geralmente, o pré-teste é dez por cento acerca do quantitativo de questionários levantados.

Depois do efetivo levantamento dos questionários, realizara a tabulação. Tabular significa postar todas as informações obtidas numa planilha excel (de preferencia) qualquer. Acerca disso, levantar-se-á os resultados com gráficos, tabelas e outros elementos que ajudarão a desenhar os resultados do seu levantamento.

Estudo de oferta é estudar o mercado concorrente. Estudará o perfil dos produtores do mesmo produto/serviço que o seu no sentido amplo. Muitas vezes, o concorrente é desenhado até no estudo de demanda.

Feito tudo isso poderá estimar a receita acerca dos demandantes que estarão dispostos a adquirir o seu produto e serviço.

Detalhes? contate-me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade...